Petição

Petição: Transparência na carne!

O Parlamento Europeu e os lobbies da indústria da carne querem banir palavras como “burger”, “salsicha”, “bife” e até mesmo “estilo iogurte”, “alternativa a queijo” e “substituto de manteiga” em referência a produtos vegetais, porque dizem que é preciso transparência e que as pessoas devem saber o que estão a comprar.

Muito bem! Nós também achamos que as pessoas devem saber o que estão a comprar!

A Organização Mundial de Saúde classificou a carne vermelha como um carcinógeno do Grupo 2A (provavelmente causam cancro a humanos) e as carnes processadas como as salsichas, bacon, carnes com conservantes, molhos com carne, entre outros, como carcinógenos do Grupo 1 (causam cancro a humanos).

Portanto, como o cancro é um dos maiores assassinos humanos causando milhões de mortes todos os anos, no espírito de transparência, como aliás já acontece com os produtos de tabaco, esta petição vem exigir que os produtos que contenham carne vermelha ou carnes processadas mostrem um aviso claro na frente da embalagem indicando se o produto é apenas provavelmente cancerígeno ou se efectivamente causa cancro. Sugerimos alguns exemplos como:

“Salsichas”
Este produto causa cancro.

“Bacon”
Este produto causa cancro.

“Costeletas de porco”
Este produto provavelmente
causa cancro.

“Hamburgers conservados”
Este produto causa cancro.

Vamos apostar na transparência porque é muito importante as pessoas saberem o que estão a comprar! Assim como todos queremos que os consumidores saibam que um “Veggie Burger” é feito de vegetais (e por isso é que diz claramente Veggie) também queremos que saibam que um produto que contenha carnes vermelhas provavelmente causa cancro e um que contenha carnes processadas definitivamente causa cancro.

Atingindo o número de votos definido, como previsto na Constituição e na Lei n.º 43/90, de 10 de agosto a petição será enviada ao Presidente da Assembleia da República.

Venha de lá essa transparência!

Assina e partilha!

Transparência na carne!

69 signatures = 1% of goal
0
10,000

Partilha com os teus amigos:

   

Se esta petição atingir as 10.000 assinaturas
fazemos uma internacional! =) Partilha!